terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Prêmio Brasil Olímpico

Foto: Sátiro Sodré/CBDA
Os três grandes homenageados da noite: Cielo, natação; Sarah, no judô; Lula, o Atleta que Joga em Todas.

O dia começou com o Prêmio da Fifa. Deu Messi e Marta na cabeça. Messi é o primeiro argentino a ganhar o título de melhor jogador do mundo. Marta é a primeira pessoa a receber o troféu quatro vezes seguidas. Ronaldão e Zidane, foram os melhores do mundo por três vezes, intercaladas.

O Departamento de marketing do Corinthians acha que Ronaldo Fenômeno ainda tem chances de empatar com a Marta na festa do ano que vem. Marta vai melar os planos do time paulista: será melhor do mundo pela quinta vez. Disparada.


Aí veio a vez da noite no Brasil. E, mais do que qualquer atleta, o grande homenageado foi Lula. Recebeu o troféu PersonalidadeOlímpica. No ano que vem vai ser eleito o Atleta do Século. Quiçá do milênio.


Como quem está acostumado, dessa vez embolsou o discurso escrito pelos seus assesores do Ministério da Verdade e partiu para a sessão de piadas. Deu-se pra lá de bem. Dessa vez não foi vaiado. A claque delirou.


Antes já tinha tomado um belo café com ele mesmo, quando antecipou algumas boas idéias. Uma delas: "não dá para escalar dois tostões no mesmo time"... Faz sentido. Depois de tanto dinheiro rolando por aí em cuecas e meias, dois Tostões não valem nada.


O resto da festa foi festa. O Maracanazinho à meia-boca até que se divertiu. Deu gente chorando de alegria e de ansiedade. Claro que Lula chorou de novo quando reviu a conquista dos Jogos para o Rio de Janeiro. Há quem diga que ele até saiu meio decepcionado: Nuzman não mandou passar o fileme "Lula - o Filho do Brasil".


Ah sim... Cesar Cielo e Sarah Menezes foram os grandes vencedores do ano. Se não repetirem os feitos desta temporada, na próxima festa serão convidados para a solenidade de entregar o prêmio para os novos ídolos. A memória esportiva do brasileiro também é curta.