domingo, 6 de dezembro de 2009

O Início pelo Fim

O Esporte por Esporte começa com o fim do Brasileirão-2009. E, daqui pra frente, nada será o que parece. Surge na esteira envolvente do futebol, mas o fim é tratar de todas as modalidades esportivas, esporte por esporte. Só assim todos, a um só tempo, estarão sabendo do que falam. O esporte tem linguagem universal. E assim a gente se entende. Ou desentende.

AS CARPIDEIRAS - O melhor de tudo nesse eletrizante Brasileirão da maior baba do futebol nacional dos últimos tempos foi o regulamento. Empolgante em cima e atemorizante embaixo. As carpideiras esportivas do eixo Rio-São Paulo choram por fórmulas mortas e sepultadas - o ridículo playoff que é bom para o basquete, ou o mata-mata de saudosa memória - na esperança de manter vivos nesse vale de lágrimas alguns times grandes que já morreram e não sabem.

ALTOS E BAIXÍSSIMOS -Todo mundo tem altos e baixos na vida. Celso Roth tem altos e abismos. Depois de quatro derrotas consecutivas, logo na reta final do Brasileirão, ele resolveu perder ontem para o Corínthians que jogava por rapadura. Neste domingo já está tratando da papelada para encaminhar amanhã mesmo o seu salário-desemprego.

GRACINHA - Dunga, na verdade, é o Zangado. Quando quer fazer piada, troca os pés pelas mãos. Logo que terminou o sorteio das chaves com os respectivos adversários, Dunga quis fazer graça e, desdenhando Coréia e Costa do Marfim, disse - referindo-se a Portugal que "vamos jogar contra o Brasil. Será o Brasil A contra o Brasil B". Pra quê?!? O técnico lusitano Carlos Queiroz subiu nas tamancas. Dunga acabou de jogar fora a chance de "classificação por coalizão" no último e mais difícil jogo da chave. Logo aquele em que Brasil e Portugal jogarão sabendo o que precisam fazer para continuar na Copa.

HISTÓRIA & TRADIÇÃO
A tradição do Grêmio é a rivalidade com o Internacional. A história colorada se perpetua no confronto com o tricolor. Entregar o jogo para o Flamengo só reforça a razão de ser dos dois adversários: a inimizade autofágica.

TOALHAS... -Vanderlei Luxemburgo, cabo eleitoral de pequeno calibre para Marcelo Teixeira, perdeu as eleições no Santos e os cadernos também. Desistiu de perseguir o seu tão sonhado grande título internacional. Já andava de crista caída, desde que se viu alijado da Libertadores. Como viu que não chegaria sequer à Sul-americana - copa consolação do futebol latino-americano, jogou a toalha (epa!).

Hoje é um urubu à espreita no Maracanã: nunca foi tão Flamengo na vida. É que, se o Grêmio ganhar, ele perde de vez a chance de ocupar a vaga de Mário Sérgio no Inter. Sua saída extemporânea da Vila Famosa, é só mais uma dessas toalhas jogadas na vida. Mesmo que o colorado dê com os burros n'água, o Vesgo já teria sua carta na manga para os cartolas gaúchos: - Ora, direis jogar toalhas!.. Quereis um técnico, uma camareira, uma manicure?!?
TORCENDO MAL - Até parece que a torcida do Inter não conhece nada de futebol. Pressiona os dirigentes tricolores a entrar com o time titular em campo contra o Flamengo hoje no Maracanã. Mas bah! Que fanatismo cego, tchê. A única chance do Internacional ser campeão é o Grêmio jogar com os reservas. Basta olhar a campanha pífia da equipe principal no Brasileirão, para ver que os bons de bola estavam todos no banco.

BRASIL, POTÊNCIA PARAOLÍMPICA




Mundial de Natação no RJ

O Brasil terminou o Campe-onato Mundial Paraolím-pico em Piscina Curta, no Parque Aquático Julio Delamare, Rio de Janeiro com 20 medalhas de ouro, 10 de prata e 14 de bronze. Com esse total de 44 medalhas, o Brasil ficou em quarto lugar na competição.
A Rússia ficou na primeira colocação, com 52 medalhas - 34 ouros, 12 pratas e seis bronzes; em segundo lugar ficou a Austrália, com 55 - 23 de ouro, 18 de prata e 14 de bronzes; na terceira posição chegaram os Estados Unidos, com 51 - 20 ouros, 20 pratas e 11 bronzes.

Das 20 medalhas de ouro do Brasil, a dupla Daniel Dias (S5) e André Brasil (S10) abocanharam nada menos de 15. Eles bateram recordes mundiais em suas provas individuais. A grande emoção do certame cheio de emoções ficou por conta da vitória de Carlos Farremberg, o Carlão, na prova de 100m livre para a classe S13, de deficientes visuais. Ele ultrapassou seus adversários nos últimos 50m e, de quebra, bateu o recorde mundial na modalidade.

RODAPÉ - O Brasil tem - segundo o último censo do IBGE - mais de 26 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.