terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Mike Ronchi/Dinastia Paraolímpica

O esporte é o mais ágil e saudável fator de inserção social. Esse conceito é con-vicção expressa do jornalista coordenador do Esporte por Esporte, Sérgio Siqueira, autor em parceria com o fotógrafo Mike Ronchi, do livro "Dinastia Paraolímpica" da Editora Senac-DF.

O que diz a obra, vem sendo confirmado no Brasil com enorme rapidez no mundo dos atletas com deficiência pelo trabalho que realiza o Comitê Paraolímpico Brasileiro, hoje presidido pelo jornalista Andrew Parsons que lidera uma bem-montada equipe de profissionais especialistas no setor.

A cada dia que passa o esporte paraolímpico e os feitos dos atletas e das equipes do CPB proporcionam em 20 modalidades esportivas de alto-rendimento, a necessária e merecida visibilidade de uma nação que, no Brasil, é composta por mais de 26 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

A competência paraolímpica brasileira não se destaca apenas nas pistas, nas quadras, nos estádios, nas piscinas; está também no talento e no conhecimento que os dirigentes do CPB têm adquirido e demonstrado ao correr desse tempo de participação no calendário esportivo paraolímpico.
Arq/CPB
Há pouco, em novem-bro, na Malásia, Andrew Parsons foi eleito membro do Comitê Executivo do IPC - Comitê Paraolímpico Internacional. A eleição foi por ocasião da Conferência e Assembleia Geral daquele organismo internacional.

O encontro reuniu os presidentes dos comitês paraolímpicos nacionais, federações internacionais das modalidades e dos comitês das cinco regiões - América, África, Ásia, Oceania e Europa.

Andrew Parsons foi escolhido por 84 dos 130 eleitores. Andrew assumiu a presidência do Comitê Paraolímpico Brasileiro em fevereiro deste ano. Foram eleitos 10 membros livres, um vice-presidente e o presidente do IPC. O britânico Sir Phil Craven foi reeleito na presidência com 118 dos 130 possíveis. O australiano Greg Hartung, com 66 votos foi escolhido como vice-presidente.

O Comitê Executivo do IPC, com mandato até 2013 é o seguinte: Alan Dickson, Reino Unido; Ali Harzallah, Tunísia; Andrew Parsons, Brasil; Ann Cody, EUA; Dato' Zainal Abu-Zarin, Malásia; Jose Luis Campo, Argentina; Hyang-Sook Jang, Coreia do Sul; Miguel Sagarra, Espanha; Patrick Jarvis, Canadá; Rita van Driel, Holanda.