sábado, 19 de dezembro de 2009

BURRICE CARIOCA X BRASÍLIA

Os cariocas estão magoados com mais uma estocada gratuita. O senador Osmar Dias - querendo bancar o bonzinho com a torcida do Coritiba, boa tropa do seu curral eleitoral, resolveu propor - esse verbo se fez carne entre aspas porque é brincadeirinha - que o STJD se transfira do Rio de Janeiro para Brasília.

Deveriam estar agradecidos. O Rio de Janeiro, quando capital da República era o que é Brasília hoje. Cidade dormitório dessa caterva. Com a vantagem de ter mais cheiro de bronzeador pelo ar. Pelo menos na sua parte que lambe o Atlântico.

Pagava o pato geral pela corrupção, pelos desmandos, pela triste sina de ser poeta de uma latrina. Era terra de malandro; capital da esperteza. Os políticos corruptos, safados, calhordas de todos os tipos e feitios nascidos de suas cidades, seus estados, iam para lá e davam a impressão de que o carioca era safado até às últimas conseqüências, querendo e tirando vantagem em tudo e por tudo, como hoje os brasilienses e a própria Brasília parecem que são.

Não são não. Rima e é verdade. A sem-vergonhice, a safadeza, a incuria, os sete pecados capitais vêm de fora pra dentro. Brasília é só o valhacouto dessa gente espúria, desses párias engravatados que poluem a política, apodrecem o meio ambiente e contaminam o esporte com o vírus letal que contraíram nos seus lugares de origens, no útero de suas coitadas mães, no espermatozóide capenga de seus pobres pais, nas cidades que - para desgraça do país e, neste caso, do esporte - os viram nascer.

Os caras aprenderam a ser sem-vergonhas e patifes aí, a seu lado, nos mesmos bancos escolares, nas mesmas faculdades, nos mesmos empregos da sua cidade natal. E bobo é você que, em nome da velha amizade, continua votando neles.

Só para ser carioca nesse instante: lembre-se de onde, através dos tempos foram, quando foram, para que foram a Brasília, um Alexandre Santos, uma Andréia Zito, um Antônio Carlos Biscaia, e Arnaldo Vianna, Arolde de Oliveira, Bernardo Ariston, Brizola Neto, Carlos Santana, Chico Alencar, Chico D'Angelo, Cida Diogo, Deley, Adylson Soares, Paulo Cesar, Edmilson Valentim, Edson Ezequiel, Eduardo Cunha, Eduardo Lopes, Felipe Bornier, Fernando Gabeira, Fernando Lopes, Filipe Pereira, Geraldo Pudim, Glauber Braga, Hugo Leal, Índio Costa, Jair Bolsonaro, Leandro Sampaio, Léo Vivas, Luiz Sérgio, Marcelo Itagiba, Marina Magessi, Miro Teixeira, Neilton Mulim, Nelson Bornier, Otávio Leite, Pastor Manoel Ferreira, Paulo Rattes, Rodrigo Maia, Rogério Lisboa, Sílvio Lopes, Simão Sessim, Solange Almeida , Solange Amaral, Suely, Vinícus Carvalho

O Rio de Janeiro deveria estar morrendo de rir, ao invés de ter raiva e inveja de Brasília. Até porque Brasília é a capital irreversível do país. Ser capital da República é ter nas artérias aquele malfadado jeitinho brasileiro de ser. Pode ser Brasília, Rio ou Canfudó do Judas. Burrice é um defeito que não condiz com a alma carioca. Não deveria.