sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Marilson tri na São Silvestre - Mais uma etapa do PAC

Só mesmo a azáfama do último dia como presidente da República poderia impedir Lula de ir a São Paulo para a cerimônia de lançamento dos louros da vitória em Marilson Gomes dos Santos, o brasileiro que pela terceira vez venceu a corrida de São Silvestre, mais uma etapa do PAC - Plano de Aceleração de Corridas.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Dentro das quatro entrelinhas

Leonardo é apresentado na Inter e deixa Milan no passado: "Sou livre". Deve estar se sentindo assim como um Cesare Battisti: se não for enviado para os presídios da Itália, livra-se da justiça italiana e fica na Papuda. Leonardo livrou-se do Milan e caiu nas garras da Inter.
Mano Menezes diz que crítica positiva também pode ser ruim. Tão ruim quanto essa crítica dele próprio. Qualquer coisa, Mano deve procurar Felipão, para saber o que é bom pra tosse. Se não der, pode inscrever-se na equipe do Franklin Martins para criar o Controle Social da Mídia.

Corinthians aposta que centenário deixará marca do clube mais forte em 2011. Só se for a marca do Zorro. Tonto lá dentro é o que não falta.

Zagueiro Thiago Heleno rescinde com o Corinthians. Pois não é que o Coringão já começou a reforçar a equipe de verdade para o ano que vem?!?

Botafogo deve anunciar dois novos laterais até o final desta semana. Tudo bem, desde que não sejam ambos para a mesma posição. Um lateral esquerdo e outro direito já ficaria de bom tamanho.

No Santos, Jamelli é demitido após discussão entre dirigentes do clube. Taí ó, Dorival Junior está fazendo escola. Jamelli já pode ir para o Atlético, de Minas.

Bellucci perde final do torneio de Punta del Este para argentino Nalbandian. Nuncanessepaís um tenista foi tão regular por tanto tempo. Belucci é imbatível na arte de perder os jogos decisivos.

Projeto da Vila Olímpica 2016 é lançado no Rio e recebe elogios do Comitê Internacional. Esse pessoal lá de fora ainda não sabe que a mais nova especialidade brasileira é inaugurar o lançamento da pedra fundamental de grandes projetos.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O Esporte por Esporte entra em período de folga até 1° de janeiro. Bom Natal e um feliz Ano Novo.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CORRIDA CONTRA A CORRUPÇÃO

Foto: Agência Brasil
Neste domingo, havia 2001 participantes no movimento "Corrida contra a Corrupção", em Brasília. Eram duas mil pessoas e um político.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Um país sem ídolos

Foto: Divulgação
Guga e Agassi se defrontam em partida comemorativa esta noite no Maracanãzinho. De quando em vez - e não por iniciativa dos cartolas do esporte - o Brasil se lembra que tem um ídolo que não venera. A memória do brasileiro, como ensina Millôr, vai mesmo só até a missa do 7° Dia.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010



Muricy esteve para o Fluminense no Brasileirão, assim como Lula esteve para Dilma na Eleição. Ainda há quem duvide que Muricy seja tudo isso mesmo; o inegável é que ele nunca foi abraçado por Lula às vésperas de um jogo.

Pra sempre

Chamada do Estadão.com.br:

Pontos corridos para sempre.
Presidente da CBF, Ricardo Teixeira, descarta possibilidade de mudança na fórmula de disputa do Brasileirão e usa retorno financeiro como argumento.

Faz sentido.

O sistema será de pontos corridos para sempre, porque Ricardo Teixeira também é para sempre.

E tem mais, Ricardo Teixeira está isso aí ao lado ó, e andando pro futebol. Nem dá mais bola.

Alex, o pequeno Fenomeno

E precisava DNA?!? Era só esperar nascer o primeiro dentinho e pronto!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

SEM GRAÇA
Dentre as coisas mais sem graça da festa de premiação do Brasileirão, ontem à noite no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, foi o bom humor do Muricy Ramalho.

NADA A VER
Logo depois da festa, desabou parte do teto de uma das salas do Teatro Municipal recentemente reformado. Não, ninguém se feriu... Com todo mundo esperava. No bom sentido, é claro. Outra coisa, a empresa que reformou o teatro não é a mesma que reformou o Palácio do Planalto. Isso de Lula andar de lá pra cá; daqui pra lá, não tem nada ver. O teto do Municipal desabou. Como a garagem do Palácio inundou e o elevador do Palácio trancou. Simples assim. E tudo na devida ocasião.

O AUSENTE
O futebol tem razões que o próprio futebol desconhece. Como é que Vanderlei Luxemburgo não estava lá naquele camarote de coroas e cartolas? Só porque não ganha nada dentro de campo há mais de cinco anos, não quer dizer que, de vez em quando, não chove mais na sua horta.

OUTRA FESTA
A ausência menos notada na festa da CBF no Municipal foi a de Arthur Nuzman. Nem ele mesmo sabe direito porque não estava lá. Bom, na verdade, a festa era da CBF e não do COI.

Regabofe do Futebol

Depois de ser afagado pelo aplauso de quem não gosta, a famosa vaia, durante a abertura oficial da premiação do Brasileirão 2010, no teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ricardo Teixeira subiu para um camarote ao lado do presidente Lula, do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do prefeito do Rio, Eduardo Paes e do Ministro dos Esportes, Orlando Silva. E lá ficaram o tempo todo, todos juntos. Fosse nos velhos e bons tempos, o audaz guerrilheiro Zé Dirceu e seus aliados não perderiam uma chance com essa para mudar o Brasil.

Mostrando que, cada vez mais o Brasil sabe menos de futebol, o time dos melhores do campeonato ficou formado por tres jogadores do Corinthians, terceiro colocado; dois do Cruzeiro, vice e dois do Fluminense, campeão. Vasco, Santos, Grêmio e São Paulo completaram o selecionado.

Mais inconveniente do que Andrés Sanchez do Corinthians que tentou ser engraçado, foi o rei da tapioca, Orlando Silva que tentou ser político. Usou o palco iluminado para fazer um discurso mal-disfarçado em prol de sua permanência no Ministério do Esporte.

Boa desculpa: centenário do Corinthians
Sanchez não conseguiu terminar o que mal começara a dizer. Foi defenestrado do pequeno púlpito com uma gentil homenagem da platéia que, aos gritos de "sem ter nada", "sem ter nada", tripudiava o centenário do Corinthians. Foi sutil como um elefante numa sala de cristais. Respondeu que seu time voltou "pela porta da frente". Ele quase saiu pelos fundos do cenário.

A premiação teve dois grandes erros: 1) deu a Conca o troféu de craque do campeonato. Bolas, Neymar só falhou este ano quando demorou para mandar Dorival Júnior para o Atlético de Minas; 2) elegeu Muricy Ramalho, o melhor técnico do Brasileirão - uma injustiça, deveriam ter-lhe dado o premio de melhor do mundo de todos os tempos: fez o Fluminenses ser campeão.

A festa corria com todo mundo jogando pra torcida, quando os caras de pau de pernas curtas entraram em campo e fizeram das coxias do futebol um palanque pornopolítico. Sabe-se lá porque, dessa vez, ninguém conseguiu nem sequer roubar a cena. Nada foi roubado, a não ser a nobreza do esporte, uma vez mais surrupiada.

A pandilha não tem pena. Sem mais o que pegar para justificar a inauguração de uma nova promessa, voltaram ao título do México, em 70 e reuniram quase tudo que restou da Seleção de Ouro em cima do palco. Como a memória brasileira - olá Millôr - "vai só até à Missa de 7° Dia", fingiram que esqueceram Pelé e a Copa de 58, a que escancarou as portas para o penta mundial.

O País do Futebol fez uma festa sem o Rei do Futebol. Sem o Atleta do 2° Milênio. Só o mundo inteiro não entende como isso é possível. A CBF sabe. Talvez seja por isso mesmo que, apesar dos pesares, o Brasil é penta. Talvez seja por isso mesmo que já não é decacampeão.

E lá estavam os campeões de 70, tremulos- muito mais pelo tempo do que pela emoção que os organizadores do evento queriam sugar dos velhos craques para repassar à platéia e aos telespectadores. Pelé não estava. Quem é rei, sempre será majestade. É como dizia o slogan de uma dessas centenas de rádios Cultura: - Quem é bom não se mistura.

Pois foi nesse momento solene que um arauto oficial lançou a pedra fundamental de mais uma proposta: a criação do Fundo de Pensão dos Atletas Profissionais, sob o singelo e sutil sentimento de evitar que eles andem pedindo dinheiro e cadeiras de rodas por aí - "já que a carreira é curta".

Lastimável ver aqueles craques de bola, vestidos de terno e gravata, sapatos apertados sem o conforto das traves nos pés, abraçando políticos de cartola como se fossem gente como a gente. Foi de uma ternura infinda ver João Havelange beijando aqueles senhores todos mais velhos do que ele, transformando-os em comendadores de fitinhas no pescoço. Foi o "bicho" da rodada.

Reprodução/Div.CBF
No fundo, no fundo, Pelé não foi ao regabofe dos cartolas que garantem o pão de cada dia dos descamisados e pés descalços porque sua carreira vai muito bem, obrigado. E, principalmente, porque, embora não pareça, ele é mais supersticioso do que Zagallo. Lula, decerto, iria lhe dar um abraço. Pelé não gosta de viver perigosamente. Não usa band-aid no calcanhar.

Ao fim e ao cabo, a festa serviu para o lançamento oficial da carreira de Ronaldo Fenomeno como cartola de chuteiras. Ainda de chuteiras. Logo elas estarão como coisas comuns dependuradas na sala da diretoria do Corinthians. É corintiano, louco; louco de corintiano. E tem bala na agulha pra chegar a tanto. Mais que um ex-goleador, é um novo mecenas do futebol. Andando com quem anda, ele que se cuide para não sair com uma mão na frente e outra atrás.

Na festa de 2014, quem sabe lá, não será um dos homenageados por Havelange com um beijo e uma comenda no pescoço.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Brasileirão

BATALHOU, BATALHOU
O Guarani não era um time dentro de campo; era uma facção movida a mala branca. Correu, bateu, dividiu, batalhou, batalhou e... morreu de mala perdida.

POIS É
O Guarani de Campinas, foi um time de macho.

DE LABORATÓRIO
Aí, Emerson faz um gol de joanete, pelo meio das pernas do zagueiro e do goleiro do Guarani. Bem do jeitinho que, no intervalo, Muricy Ramalho mandou que ele fizesse.

O ATACANTE
Esse Washington é um grande atacante. Mal entrou em campo e saiu o gol de Fluminense. Foi ele quem, com os olhos, desviou a bola das mãos do goleiro.

CANSAÇO
Muricy disse que tirou Fred no meio do segundo tempo porque ele estava cansado. Só se estava cansado de cabecear por cima da trave.

DÚVIDA
Os torcedores tricolores não sabem o que lhe causou mais alegria: o título do Brasileirão 2010, ou aquele ano quando subiram direto da 3ª Divisão para a primeira.

FICA, FICA
Mesmo sem ganhar o campeonato, Cuca conquistou a torcida cruzeirista. Quando a galera soube que ele poderia mudar de clube, pressionou a diretoria: - Deixa o Cuca aí!

NA SEGUNDONA DE NOVO
Com o Cruzeiro de vice, Cuca mandou o Corinthians para segunda divisão da Libertadores da América. Vai disputar a pré-copa.

MELHOR EM CAMPO
O melhor nome do time do Corinthianas em campo nesse jogo contra o Goiás foi, disparado, o Luciano do Vale.

MAIS QUE MALA
Aquele gol do Goiás não teve nada a ver com mala. Falaram na arquibancada, em baú da in/felicidade.

NO DEVIDO LUGAR
A diretoria do Corinthians se movimentou com malas e bagagens, fez o que pode e o que não pode para chegar ao título, mas dentro das quatro linhas, os jogadores se superaram e colocaram tudo nos devidos lugares.

COMO PREVISTO
O Cruzeiro não "roubou" o vice-campeonato do Corinthians. É que o Corinthians fez tudo, o tempo todo, para chegar no máximo em terceiro lugar.


Erro fatal da diretoria do Corinthianas: ao apagar das luzes da véspera do último jogo pelo Brasileirão, Andres resolveu desafiar os astros e trocou flamulas e camisetas com seu mais público e notório torcedor. Pediu, levou.

OS COMUNS
Já não basta o Beltrame na segurança do Rio, agora tem o Elano para defender o Santos. Aguarde, vem aí o Fulano e o Sicrano para o time da Dilma.

NEYMAR X DORIVAL
Santos e Flamengo empataram sem gols na Vila Belmiro, mas em compensação, Neymar se vingou de Dorival Júnior: o São Paulo goleou o Galo por 4 x 0 no Morumbi.

SUBIU PRA CABEÇA
E assim é que, apesar de todos os ingentes esforços, o fracasso subiu à cabeça de Vanderlei Luxemburgo. Ele não conseguiu rebaixar nem Atlético e nem o Flamengo para a Segundona. Até nisso ele precisa dar um tempo para a sua anunciada reciclagem.

MUDANÇA
O torcedor baiano já não aguenta mais. Com essa volta à Segundona, vai mudar o nome do time de Vitória para Derrota F. C.

COMPLEMENTOS
Com o Vasco é assim: quando faz 2 x 0 é contra o Ceará. A torcida ainda sai falando mal. Já o Grêmio, meteu uma trigina no Botafogo e ganhou o direito histórico de torcer contra o Goiás para entrar de lambugem na Libertadores.

PANCADÃO
No jogo Gremio x Botafogo, Loco Abreu bateu forte com a cabeça. Ficou desacordado. Quando despertou estava curado. Seu nome agora é Abreu. Só Abreu.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Lula, Campeão do Brasileirão!

Reprodução/AE
Confirmado! Fluminense e Cruzeiro viraram francos favoritos ao título do Brasileirão-2010.

Essa troca de gentilezas entre os presidentes das duas nações - Andres e Lula - às vésperas da última e decisiva rodada, acaba de derrubar o Corinthians da disputa.

Andres, não tinha mesmo nada a perder; Lula, no entanto, não poderia dexar fugir esta oportunidade de livrar-se da fama de pré-frio.

Se der zebra e a mala branca do Guarani for mais forte que a reza do Fluminense e se Cuca persistir com a sua a mania de ser vice a vida inteira, não duvidem... As manchetes dos cadernos esportivos de segunda-feira serão apenas uma: "Lula, campeão do Brasileirão"! 

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Brincando com o Mundo da Bola

Copas do Mundo na Rússia e no Catar. Vão se catar!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Fome X Vontade de Comer

FOME NA BOCA
Independiente, 18° colocado no campeonato argentino deste ano; Goiás, rebaixado para a 2ª Divisão do futebol brasileiro. Foi o jogo da Fome contra a Vontade de Comer. A Fome está na boca: basta apenas uma boa arbitragem para chegar à Taça Libertadores da América.

ENTREMENTES...
Gremio e Botafogo batem de frente pela honra de torcer pelo Independiente, lá no Cilindro de Avellaneda, na Argentina. Se der na cabeça de Rafael Moura, ele mete mais uma bucha no Independiente e condena gremistas e botafoguenses à digna missão de aplaudir de camarote o representante da Segundona na competição internacional mais cobiçada pelos times brasileiros. No fundo, no fundo, a Libertadores é alma, coração e vida do Brasileirão.

UMA & OUTRA
A Copa Sul-Americana está para a Libertadores da América, assim como o Brasileirão só existe por causa da Copa da Fifa, velha e falecida Copa Toyota.

FOME DE BOLA
A propósito, ontem os dois times iam na bola como se ela fosse um prato de comida - como diria Nenem Prancha, ou seu ghost righter. E olha que não passava de um bastantão, um simples PF.

BEM PIOR
O meia-armador do Goiás errou o passe e saiu o gol de Rafael Moura; o lateral goiano errou o chute e saiu o gol de Otacílio Neto. A partir daí, os jogadores do Goiás passaram o jogo todo teimando em acertar tudo quanto foi passe. A partida piorou muito quando eles fizeram tudo certinho.

PRESSÁGIO
O Goiás ganhou de 2 a 0, mas deixou a nítida impressão de que está pronto para levar uns 4 ou 5 na cola, semana que vem, lá na Argentina.

PADRÃO
É impressionante como e quanto é preciso um time não jogar nada para ser campeão dessa Copa Sul-americana.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Pedro Vilela/Div
Tribunal de Justiça Desportiva suspendeu a suspensão de Cuca. Ele pode dirigir o Cruzeiro no jogo contra o Palmeiras neste fim de semana. Quer dizer, o Tribunal tá de sacanagem mesmo com o Cruzeiro. No fundo, no fundo, o futebol brasileiro tá cercado de corintiano por tudo que é lado.