sábado, 27 de fevereiro de 2010

Sem noção


Dunga convocou Grafite e Carlos Eduardo para o lugar de Luís Fabiano no jogo contra a Irlanda. Quer dizer, pela ótica de Dunga - o Zarolho, Fabiano vale por dois. Ronaldinho Gaúcho que vale pelo time inteiro, não foi chamado. Dunga não gosta de pagode. Em matéria de expressão cultural, prefere pixadores de muro, grafiteiros, coisas assim...

Só um pouquinho: quem é Carlos Eduardo? O que é o Hoffenheim?

O que Ronaldinho Gaúcho anda fazendo com a cabeça de Dunga não se faz com um Zé Arruda bêbado. Convocou Carlos Eduardo só para não ter dor de cabeça. Imagine Ronaldinho Gaúcho disputando beleza com Julio Baptista, Ramires e Elano... Se a questão é medo da ressaca, convoca o Engov.

Sinceramente, não é por nada não. Mas, nessa Copa lá na África vou torcer tanto contra a Seleção do Dunga como vou votar contra a candidata de Luiz Inácio Lula da Dilma. O poder de falar a agir em nome de quase 200 milhões de brasileiros é uma força sem limites. Esse dois não tem noção do que caiu no colo deles. Tem gente que nasceu virado pra lua, mesmo que seja um grosso no jogo de bola ou um desastrado à frente de um torno.

É que essa Irlanda não joga nada. Seus melhores times são o Bohemian e o Drogheda F. C. O que você espera de um amistoso contra o resumo dessa Mistura? Se tivesse um pouquinho mais de pedigree, eu torceria por um 5x0 nesse amistoso de araque. Para os babacas do Eire é claro.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A grande chance

Luís Fabiano sofre contusão e é cortado do amistoso do Brasil. Taí ó, só o Dunga não vê que essa é a sua grande chance de "queimar" Ronaldinho Gaúcho definitivamente.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Pelé nunca atrasou uma bola

Mostrem, por favor, um lance com o Pelé atrasando uma bola.
Esse aí, não vale.

Não há nenhum texto de lei impedindo que meia dúzia de otimistas se reúnam para fazer um aposta única de loteria. Bolão não é contravenção. É babaquice.

A CEF tem responsabilidade, sim senhor, pelo sistema de apostas que ela mesma criou e administra. Quando concede permissão oficial para alguém, ou alguma empresa fazer o trabalho de arrecadação da jogatina por ela, a Caixa "se torna eternamente responsável por aquilo que cativa" - já filosfava o Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry.

O Jogo Cruzeiro x Colo-Colo estava uma dureza, lá no Mineirão. Aquele lateral direito cruzeirista é uma avenida... Aí, o árbitro meteu 4x1 nos chilenos.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Jogo de segunda

Mano Meneses, afinal, desfez o mistério da lista de jogadores que vai disputar a Libertadores. Pura bobageira, o jogo de amanhã é contra o Racing Club de Montevidéu... Pô isso é lá do Uruguai, cara.

É um time que recém saiu da segunda divisão. Só não dou dois gols e pego o Corinthians que joga em casa, porque o seu treinador é Mano Meneses e o Timão também faz pouco que saiu da segundona.

Marketing e AVC

01. Ronaldão fechou novo contrato com o Timão. Agora o Corinthians deu pra isso. Primeiro foi Marcelinho Carioca, agora o Fenômeno. O Departamento de Marketing corintiano já começou a lançar o projeto Casa do Atleta da Melhoridade.

02. Ricardo Gomes foi hospitalizado depois da derrota por 2 x 0 diante do Palmeiras. Sofreu um leve AVC - Ataque Verde Claro.

03. Ricardo Gomes ficou doente ao perder para o Palmeiras. Ele e milhares de sampaulinos.

04. O título subiu pra cabeça do Botafogo. Saiu à cata de reforços. Quer dizer, sabe muito bem o que é ter sorte numa decisão. Teve um AVC - Acesso Violento de Contratações.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Bola, bola...

Que banho de futebol Ronaldinho Gaúcho vem dando lá no Milan. Nesse domingo mesmo enfiou duas bolas no Dunga que entraram pelo Bari adentro.

01. Depois de atingido por uma explosão verde e levar 2x0 do Palmeiras, Ricardo Gomes é internado e não vai com o São Paulo à Libertadores. Enfim, o time tricolor vai jogar tudo que sabe.

02. E o Joel Santana acabou usando o Botafogo para devolver o Vasco ao seu honroso segundo lugar de sempre. Era só o que faltava, com Eurico Miranda voltando a mandar em São Januário, o Vasco ser campeão de alguma coisa.

03. Ao assinar contrato por mais um ano com o Corinthians, Ronaldo Fenômeno disse que vai parar de jogar futebol no ano que vem. Quer dizer então que esse contrato não foi só de publicidade como o anterior?!?

04. A manchete na internet é a seguinte: "Júlio César sofre acidente de carro na Itália e vira dúvida para Liga". O sutiã da matéria diz que "O goleiro da Seleção Brasileira e da Inter Júlio César sofreu acidente de carro nesse domingo à noite, quando bateu sua Lamborghini próximo ao bairro de San Siro... Saiu com uma lesão no ombro." Deixa ver se a gente entende: ele bateu com o carro num muro que não saiu da frente e foi ele quem "sofreu" o acidente. Não dá nem para imaginar quando ele for ele o causador do desastre.

05. Se fosse o Ronaldinho Gaúcho, Dunga iria dizer que ele estava de farra, batucando no painel e deu num poste em ritmo de pagode.

06. No Último Segundo - IG Brasil: "Mega-Sena sob suspeita. A Caixa Econômica Federal (CEF) está investigando um suposto bilhete da Mega-Sena emitido no Rio Grande do Sul que teria acertado as seis dezenas do concurso 1.155, que foi sorteado no sábado, no Guarujá, litoral sul de São Paulo. CEF investiga suposto bilhete premiado". Melhor pagar logo. Vai sair mais barato do que mexer com isso...

07. Sem Ganso e Neymar, Robinho nem figurou na goleada de 2x1 do Santos sobre o Mirassol - time de Arruda. Está fazendo de tudo para Dunga convocar seu amigo Ronaldinho.

08. Em Belo Horizonte, Vanderlei Luxemburgo, diante de uma clássica derrota por 3x1 diante do Cruzeiro, afinal vai começar a pôr em prática o que de melhor sabe fazer no futebol: denunciar um complô contra o seu trabalho.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Gol no Dunga!


01. Começa o jogo Milan x Manchester. Aos dois minutos, Ronaldinho Gaúcho bateu de meia trivela, da entrada da área. A bola entrou num canto e Dunga foi para o outro.

02. Leonardo, Dida, Thiago Silva, Pato, Ronaldinho Gaúcho... Esse Milan é meio time da melhor Seleção Brasileira que Dunga pode sonhar. Só não é muito melhor porque tem Dida no Gol. E quem tem Dida no gol sempre pode perder um jogo ganho. Dunga pode continuar com Júlio Cesar mesmo. Desde que leve Rogério Ceni e Marcos.

03. Por aqui, Ronaldo - O Robusto, apareceu de cabeça raspada no treino de terça-feira gorda do Corinthians. É a primeira careca cinza-dourada da história do futebol. De longe, lembra a tintura do cabelo oxigenado do já inativo centroavante Dinei do mesmo já aposentado Corinthians.

04. Ronaldo já fez contrato de publicidade com o calção, com a camisa, as mangas da dita cuja, com o cabelo, com a barba... Ainda vai deixar crescer bigode e arranjar uma ponte para promover pasta de dente... Inexplicavelmente ainda não assinou uma campanha de brahmeiro. Barriga pra isso é que não falta.

05. Falando sério, é comovente como um cara que venceu fraturas expostas, distensões de panturrilha, contrações musculares, joelhos quebrados, convulsões noturnas, não consegue correr sem balançar a pança. Seus médicos dizem que se trata de um sintoma explícita da sua fome de gols. E ele acredita. (http://www.liberdadedeexpressaovirtual.blogspot.com/)

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Gol de Terceira geração

O Santos assumiu, neste domingo, a liderança do campeonato paulista.

Com um carnaval dos meninos Ganso, Neymar, André e Robinho que jogou como um veterano, o time da Vila Famosa bateu de virada o Rio Claro por 2x1.

O gol da vitória foi uma façanha do tio Giovanni.

Dá gosto ver essas três geraçoes de foliões santistas desfilando em campo.

É como ver, no Milan, Ronaldinho Gaúcho voltando a ser na Europa o porta-estandarte de um futebol cuja cadência ninguém consegue imitar aqui no Brasil. Dunga que se lixe.Ops! Que se vire.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dunga, o Zangado

Com essa convocação, Dunga conseguiu a proeza de dar à medíocre seleção da Argentina o status de favorita ao título da Copa na África do Sul. Só a teimosia de Maradona em não chamar Riquelme pode contrabalançar a maldade de Dunga não ter convocado Ronaldinho Gaúcho.

Dunga cometeu uma tolice quando não convocou Ronaldinho Gaúcho para esse amistoso com a Holanda. Era só colocá-lo como titular e esperar que ele mostrasse todo seu futebol autoconfiante e improdutivo que vinha jogando antes de ter um surto de bola cheia nessas mais recentes rodadas do campeonato italiano.

Só Dunga não sabe que depois daquela bandana de pirata espanhol na cabeça, Ronaldinho nunca mais foi e nem será o mesmo. É que, nesse conto de fadas que está vivendo, Dunga não gosta de ser o anão que lhe impingiram. Prefere mil vezes ser chamado de Zangado.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Equivocação da Seleção Brasileira

Então, tá: me apresentem dois goleiros melhores no Brasil do que Rogério Ceni e Marcos. E me escalem um quadrado que jogue mais bola do que Henrique Ganso, Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Pato... Vai ver que ganso e pato são aves raras e indigestas para o prato-feito de Dunga.

Beltrano, Sicrano e Elano é demais... Até Diego entraria na Seleção Brasileira que Dunga deixou de fora. Bastaria que o treinador lhe desse quinze minutos de chance como deu para Robinho voltar à sua cadeira cativa. É que Ronaldinho Gaúcho está para Dunga, assim como Riquelme está Maradona.

Dunga usou de dois pesos e dois pesos... Convocou Júnior Batista e Robinho, dois reservas de luxo na Europa, pelo critério da "qualidade do momento" e deixou Ronaldinho Gaúcho, rebentando por lá, pelo conceito de "des/amor à camisa nacional".

Ao vestir chuteiras na pátria, Dunga pensa que é o próprio coronel Vicente Barros da Guerra do Paraguai e que Fernando Lugo - o bispo papão é Solano Lopez. O Brasil vai sair perdendo de novo. Há quem não saiba nada de História; e quem não entenda nada de futebol. Dunga pode ser escalado nessas duas posições. Seria titular absoluto.

O AMARGO REGRESSO

Se esta for mesmo a convocação definitiva do selecionado brasileiro, só as fadas da fortuna podem salvar o Brasil de um amargo regresso da África. Dunga é um cara que tem potra, pode ser que até lá uma leve contusão tire uns dois ou três cabeças de bagre desse grupo fechado e ele seja obrigado a convocar quem é craque, sabe das coisas e não pode ficar de fora. Vai ser apenas uma questão de sorte. Pura sorte.

Caso os deuses do esporte não estejam nem aí para o futebol brasileiro, veja só o que vai nos mandar de volta, antes mesmo que esses turistas incidentais encontrem o ponto G na Copa africana:


dia 15/06 - Brasil 0x0 Coréia do Norte
dia 20/06 - Brasil 1x1 Costa do Marfim
dia 25/06 - Brasil 0x0 Portugal

O gol de pênalti de Kaká, contra o voluntarioso scratch da Costa do Marfim, não nos impedirá de voltar para a pátria de chuteiras, amada e idolatrada antes de julho, bem a tempo de nos preparamos para as eleições de outubro, quando outra amarga decepção nos espera.

Para aplacar os dissabores, restará o consolo de ouvirmos Dunga repetir Cláudio Coutinho - que foi mais longe na Argentina de 78 - e proclamar aos quatro cantos que saímos invictos da África do Sul e, portanto, campeões morais. É que nesse caso, Ronaldinho está para Dunga, assim como Falcão esteve para Cláudio Coutinho.

Já na competição de 2 de outubro, vença quem vencer, ninguém poderá repetir Coutinho. É que Serra está para Dilma, assim como Dilma está para Lula: tanto faz, como tanto fez. Só o Brasil sairá perdendo. De novo.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Bola Genérica

O FLA-FLU SALVOU OS CLÁSSICOS
Moisés Pereira
Porto Alegre

Tivemos no fim de semana os primeiros clássicos regionais no futebol brasileiro. Assisti Palmeiras e Corinthians e o Grenal.

No Pacaembu o Corinthians não precisou jogar muito para vencer o Palmeiras mesmo perdendo um jogador logo aos oito minutos do primeiro tempo.

Prevaleceu a organização do time de Mano Menezes que fez um gol logo cedo e mesmo com 10 jogadores conseguiu controlar o jogo durante os 90 minutos não permitindo que o Palmeiras com mais posse de bola conseguisse melhor sorte.

Jorge Henrique do timão foi o nome do jogo. Marcou o gol de cabeça apesar de sua baixa estatura e compôs defensivamente para compensar a ausência do jogador expulso de forma brilhante e com grande consciência tática.

O goleiro Felipe também foi destaque no time corintiano. O repatriado Roberto Carlos não teve tempo de mostrar a que veio porque intempestivamente cometeu uma falta desnecessária e imprudente logo no início do jogo sendo justamente expulso e registrando em seu conturbado currículo mais um episódio no mínimo contraditório.

O Palmeiras trouxe à tona suas deficiências que não são poucas individualmente e mais uma vez repetiu-se apurando o jogo sem criatividade e organização.

Murici Ramalho, tão vitorioso em jornadas passadas, não consegue sair daquele pragmatismo de levantar bola para a área adversária mesmo que seja para consagrar a zaga do adversário. Foi justa a vitória do Corinthians ainda sem Ronaldo mas com um grupo disciplinado taticamente e aproveitando as limitações do time do Parque Antártica.

Mais uma vez o Grenal que deveria ter sido zero a zero foi vencido pelo Inter em Erexim. O tabu foi mantido com o Grêmio sem vitórias em clássicos no Gauchão desde 2001.

A vitória colorada aconteceu quase ao final do jogo num gol fortuito depois de uma bola que viajou para a área adversária e bateu nas costas (pescoço) de Edu, oferecendo-se para Alecssandro fulminar Victor sem apelação.

O clássico que marcou a extréia dos treinadores Fossati e Silas não apresentou novidades. Pelo contrário mostrou dois times planificados da mesma maneira o 3-5-2 e com poucas variações.
O Inter que praticamente repete o time do no passado pouco exigido defensivamente não teve méritos para atacar limitando-se ás tentativas de controlar o meio de campo e esporádicas manobras ofensivas.

Já o Grêmio foi confuso na defesa especialmente na saída para o ataque quando o potencial de Mário Fernandes foi pouco aproveitado. A presença de Joilson na ala direita pouco acrescentou ofensivamente ao ataque que pouco assistido foi inoperante.

Individualmente no Inter, Sandro e Giuliano no meio do campo foram os destaques, e no Grêmio podemos citar Lúcio e Souza embora em menor escala haja vista que o Grêmio primou por um conjunto focado no jogo em detrimento das individualidades.

Esperava mais da dupla gaúcha neste clássico. Descontando-se a particularidade do tipo de confronto espera-se que em outras circunstâncias e melhor constituídos possam crescer no decorrer do ano, porque a mostra foi insatisfatória.

Não assisti o Fla-Flu, mas um clássico de oito gols com o Imperador marcando três está salvo. Ainda mais de virada depois de uma arrancada tricolor de 3 a 1.

A particularidade do futebol carioca é que dos 16 jogos dos grandes contra os pequenos os grandes ganharam todos. Resume-se o campeonato ao quadrangular entre estes e mesmo assim já tivemos o 6 a zero do Vasco no Botafogo e mais esta goleada extravagante de ontem.