domingo, 8 de maio de 2011

Blog do Planalto, neste domingo, 8 de maio:

Governo inaugura Vila Olímpica Indígena em Dourados (MS)


Vila Olímpica Indígena de Dourados (MS). Foto: Kauhê Prieto


O ministro do Esporte, Orlando Silva, inaugura nesta segunda-feira (8/5), às 11h30 – horário local – desta segunda-feira (9/5), a primeira Vila Olímpica Indígena do Brasil. O complexo foi construído na área da reserva indígena de Dourados, no Mato Grosso do Sul, com 29 mil metros quadrados, nas aldeias Jaguapiru e Boróro.

A vila possui quadra poliesportiva, campo de futebol, pista de atletismo, quadra de vôlei de areia, parque infantil, vestiários, banheiros adaptados e ainda um prédio para administração. O projeto, iniciado em 2008, soma investimentos em infraestrutura da ordem de R$ 1,4 milhão, por meio do Ministério do Esporte.

A cerimônia de inauguração contará com as presenças do governador André Puccinelli, do prefeito de Dourados, Murilo Zauith, parlamentares, autoridades locais, lideranças indígenas e de representantes de movimentos populares.

Mato Grosso do Sul conta com a segunda maior população indígena do Brasil. São 68.963 pessoas, distribuídas em sete etnias: Guarani-Kaiowá, Terena, Kadwéu, Atikum, Ofaié, Kinikinaw e Guató. Elas habitam 75 aldeias, localizadas em 29 municípios. A Vila Olímpica servirá de palco para grandes competições esportivas e tradicionais e múltiplas atividades de integração.

RODAPÉ - Pronto, segregaram de vez os índios. É como se alto e bom som dissessem: - Taí, divirtam-se. E falassem entre dentes: - Se quiserem que se organizem e não venham incomodar nos jogos de brancos - ops! - jogos de não-afro-descendentes; de afro-descendentes, de amarelos e outras raças espalhadas pelo mundo.

Não se admire que, ao invés de tratar dos estádios e da infra-estrutura da Copa do Mundo, já estejam elucubrando o grande golpe esportivo internacional.Vêm aí os Jogos Olímpicos Mundiais só para índios, ou para ser politicamente correto, nativo-descendentes.

Podem participar, além das nações relacionadas no release oficial, aravetés, bororós, guaranis, kaiapós, karajás, kalapalos; quéchuas, mapuches, aruaques, apaches, navajos, moicanos, comanches, esquimós... Outras etnias, fora! Elas já têm as Copas e os Jogos que merecem.