quarta-feira, 12 de maio de 2010

DUNGA, O GRAFITEIRO INCOERENTE E A SURPRESA

INCOERÊNCIA - Sempre que concedeu suas simpáticas coletivas, após suas escalafobéticas convocações, Dunga não mudou uma vírgula na sua oração pelo santo nome da coerência: "Quem se escala na Seleção é o atleta. Se ele estiver jogando bem, será convocado". Por onde andaria Dunga esse tempo todo que não tem visto Neymar, Paulo Henrique Ganso, Wesley no showbol do Santos e até o Ronaldinho Gaúcho lá pelo Milan?!?

A FORÇA - Cada brasileiro tem uma seleção na cabeça. Lula não tem cabeça; tem a força. Eleito pelo democrático voto de confiança do amo e senhor do futebol no Brasil, Dunga tem no corpo o poder de pegar nas mãos a alma de um país inteiro. Foi o que fez: pegou e largou para penar por aí. Agora, seja o que Dunga quiser.

GRAFITE - Assim que soube por terceiros que a defesa de Portugal é uma paredão, Dunga se decidiu: - Vou meter Grafite neles!

A SURPRESA - Nem Gomes, nem Grafite. A grande surpresa foi Dunga não ter convocado Romeu Tuma Jr para o gol da Seleção. O secretário da Justiça de Lula acaba de se afastarem-no do cargo para defender a si mesmo das acusações de tráfico de influência e mexe-mexe com a máfia chinesa. Quem é capaz de uma defesa como essa, não toma gol de ninguém.

IDADE DA PEDRA - Neymar e Ganso têm pouca idade. Se Dunga fosse o técnico da Seleção Brasileira em 58, não convocaria o Pelé.

DE JANELINHA - Josué e Grafite, entraram no lugar de Neymar e Ganso. Os dois convocados de Dunga vão viajar lá na África do Sul sempre na janelinha do ônibus que, por acaso, a Volkswagen doou para a Seleção Brasileira. É só por acaso, também, que Josué e Grafite jogam no Wolfsburg que, por acaso, pertence à Volkswagen. Dunga, por acaso, jogou mais de três anos na Alemanha. Entende a língua como poucos. E sabe muito bem o que significa "doação e comprometimento com a Seleção".

OS TREINOS - O primeiro treino dessa seleção de Dunga deveria ser contra Os Amigos de Ronaldinho Gaúcho. O segundo, contra Os Amigos de Neymar e o terceiro contra Os Amigos de Pato a Ganso...

A ESPERA - Dunga acabou com as minhas alegrias nessa Copa. Vou esperar mais quatro anos para torcer pelo Brasil. Se, nesse meio tempo, tiver um joguinho do Santos, lá vou eu com as dores de um vascaíno demolido, assistir de pipoca na mão e carteirinha de fanático pelo futebol-arte.

O BRASIL É UMA BOLA

01. A convocação de Dunga acabou atraindo apenas metade do interesse do povo pela Seleção, segundo esperavam os políticos. A lista dos convocados foi tão xinfrim que a expectativa pela Copa é menor do que a curiosidade pelo bicho que vai dar nas eleições de outubro.

02. Ninguém no Brasil ficou tão feliz com Dunga quanto Maradona na Argentina pela convocação do selecionado brasileiro. Tudo que Maradona queria era não jogar contra Ronaldinho, Pato, Neymar, Ganso e outros bem mais conhecidos que Fulanos, Cicranos e Elanos.

03. Lionel Messi, o melhor jogador do mundo na atualidade estranhou a ausência de Neymar e Ganso. Mas ele não sabe nada de bola; quem sabe é o Dunga.

04. Coerência é convocar um goleiro reserva por compaixão e deixar Ronaldinho de fora por causa de um velho lençol de dez anos atrás.

05. Dunga explícito e com azia: "Se alguém aí tiver um ou dois Pelé, me tragam que ele joga até com as duas pernas quebradas". Ora, para isso Dunga não precisa de Pelés de pés quebrados; ele já tem por lá quase uma dúzia de pernas de pau.

06. Dunga e seu histérico escudeiro, Jorginmho, se equivocaram feio. Ninguém comparou ninguém com Pelé naquela coletiva tipo palestra de workshop. Quando disseram que se Dunga fosse técnico do Brasil em em 58 não convocaria Pelé, estavam apenas comparando os burros de hoje com o dorminhoco Vicente Feola de ontem.