domingo, 3 de janeiro de 2010

Bola Genérica

Enquanto a janela está aberta...
Moisés Pereira
Porto Alegre


Passadas as festas sazonais, uma nova temporada começa no futebol brasileiro e a tônica deste período são as contratações para reforçaras equipes que disputarão os próximos certames.

Logo começarão os certames regionais espremidos no calendário mas cheios de aumentativos. Assim vamos para o gauchão, o paulistão, etc. etc. em busca do primeiro título do ano.

Consultando o gráfico dos sites que tratam de dispensas e contratações nos grandes clubes brasileiros não há nada espetacular em matéria de nomes de impacto que possam empolgar e antecipar a formação de uma grande equipe para 2010. A tônica tem sido a troca de nomes nas equipes com algumas particularidades.

O Timão corintiano confia na experiência para encarar a Libertadores e agrega ao seu elenco os rodados Ronaldo, William e Alessandro, mais Yarley, Roberto Carlos, Tcheco e Danilo. É uma experiência que pode dar certo, especialmente em competições curtas e quando prioriza-se uma competição.

O Campeão Flamengo, sem bala na agulha, e agora dirigido por uma presidente perdeu Airton e namora Vagner Love. Mantém a base, o que já é meio caminho andado.

É o mesmo caso do Inter que importou um treinador uruguaio e confia no seu elenco de 2009. O meu Grêmio negocia Max Lopes, depositou 1,5 mi de euros para comprar uma briga na Justiça e tentar ganhar um trôco. O pior seria ter de ficar com "Barbie" mais um ano. As contratações de Leandro, Hugo e Borges não chegam a entusiasmar, mas trocados por Herrera, Perea e Renato já é lucro.
O São Paulo, que tem tradição de montar grandes elencos também recorre ao veterano Marcelinho Paraíba, além de fichar Fernandinho, este sim uma promessa.

Para começar o ano essas especulações ocupam o noticiário e enquanto a janela de transferências para os mercados fortes estiver aberta, o que resta é esperar porque qualquer Benfica da vida pode levar a todo momento nossos mais destacados "craques". No Sul, Sandro, Douglas Costa, Rever, estão de sobreaviso.

Fora do futebol as novidades de sempre. . . os quenianos ganharam a São Silvestre; Schumacher vai ser a novidade da Fórmula-1 de 2010; Marta vai ser a melhor do mundo no "naipe" feminino, e Dunga vai ser "campeão moral" na África.